Soluções de Business Intelligence e Analytics.
Como convencer sua empresa a aderir ao Power BI

Como convencer sua empresa a aderir ao Power BI

Você já está antenado com as novidades, já conhece um pouco sobre o Power BI e suas funcionalidades, já está aprendendo a analisar dados e criar visuais gráficos e relatórios. E então, você entra em uma empresa e o que você encontra disponível? Microsoft Excel, Access, Power Point,  2010! Problema ou não? A palavra é “Oportunidade”!

Em 2016 tive minha primeira introdução ao Power BI, em um cenário onde o Power BI era pouco utilizado, ainda havia poucos cursos sobre a ferramenta e meu conhecimento até aquele momento era superficial e não conseguia extrair o potencial da ferramenta. Naquele período, mesmo existindo no mercado softwares (caríssimos!) concorrentes do Power BI, as empresas ainda faziam uso, principalmente, de Access e VBA como solução para automatização de relatórios ou simplesmente não se automatizava e fazia-se rotineiras atualizações manuais. Eu já sabia que o Power BI seria o futuro!

Após meu primeiro contato com o Power BI, passei por uma mudança de empresa onde voltei a ter que desenvolver os relatórios no Excel, porém fora do meu período de trabalho eu explorava o Power BI e suas funcionalidades desenvolvendo um dos relatórios estratégicos numa versão em Power BI a fim de mostrar aos gestores do que a ferramenta era capaz e principalmente as grandes melhorias que ela proporcionava. Ah! Mas fora do horário eu não recebo pagamento, eu vou ficar trabalhando de graça? Aqui a palavra é “Investimento”. Sempre aconselho as pessoas a serem empreendedoras em suas carreiras. Não espere ser valorizado sem agregar valor primeiro, assim como você precisa investir tempo para seu conhecimento e desenvolvimento profissional sem esperar aval da empresa. Agregue valor ao seu trabalho. Principalmente nesse segmento onde as ferramentas evoluem rapidamente, a cada hora surge uma nova versão, uma nova atualização, uma nova tecnologia. Estagnar é ficar pra trás!

Aqui vão algumas dicas de “Como convencer sua empresa a aderir ao Power BI”:

1º) Desenvolva um relatório simples: Apresente a ferramenta e suas funcionalidades de modo a mostrar para seu chefe sua pró atividade e sua iniciativa em aprender algo para a melhoria do desenvolvimento tanto pessoal quanto da empresa. As 3 perguntas que vão passar pela cabeça do seu chefe são: A ferramenta é boa? Quanto custa? E tenho profissional capacitado para trabalhar com ela? No caso da última pergunta ele tem alguém que já sabe o básico e que está disposto a aprender mais. VOCÊ! É isso que ele vai descobrir quando você mostrar que desenvolveu o primeiro relatório para apresentá-lo ao Power BI. Então pra ele pode ser uma grande oportunidade de introduzi-lo na empresa.

2º) Aqui voltamos a segunda pergunta das 3 que se passam pela cabeça do seu chefe: Quanto custa? É interessante que ao apresentar o Power BI para o seu chefe, você já tenha pesquisado o custo da sua implantação na empresa, pois isso mostra que você também estava preocupado em relação a isso e também mostra maturidade ao relacionar a parte técnica com viabilidade financeira.

3º) Não hesite em sugerir uma consultoria para implantar o Power BI dentro da sua empresa: Contratar uma consultoria é muito importante, pois você entrará em contato com pessoas experientes que vão te ajudar a aprender sobre o Power BI e suas melhores práticas. Dessa forma você vai subindo de nível. Esteja com os melhores para se tornar um dos melhores! Não se preocupe em perder temporariamente o status de “referência do Power BI” dentro da sua empresa, até porque, no fundo, você saberia que você era referência em um lugar onde as pessoas não conheciam o Power BI. Você poderá se frustrar caso tenha que mudar de empresa e descobrir que nessa outra empresa os profissionais estão em um nível muito acima do seu e que na tentativa de ser o melhor na empresa anterior, você se defendeu evitando ter profissionais mais experientes por perto. Profissionais mais experientes tendem a acelerar muito sua evolução.

Uma sugestão para contratação de serviços especializados é olhar mais para consultores independentes e conhecidos: Algumas consultorias cobram um valor considerável, porém contratam consultores independentes para que estes atendam os seus projetos. Você acaba pagando não apenas pelo consultor, mas também por toda infraestrutura da consultoria. Além da consultoria muitas vezes não ter contato direto com seu consultor, quando o mesmo está alocado a um projeto específico. A maior vantagem de uma grande consultoria é o suporte oferecido, por exemplo, na reposição de profissional caso ocorra um imprevisto e a capacidade de gerir projetos grandes que precisam de uma equipe inteira. Já a vantagem de um consultor independente é que você escolhe o profissional que vai conduzir o projeto, a empresa não paga os altos custos de um intermediário. Se a empresa requerer uma documentação bem feita do projeto inclusive durante o desenvolvimento do projeto, não terá grandes prejuízos caso por algum motivo precise que outro profissional continue ou de manutenção no projeto.

Então se você já conhece o Power BI e seu poder em análise de dados e criação de visuais gráficos e relatórios e sua empresa ainda não aderiu a essa poderosa ferramenta, espero que essas dicas sejam decisivas para convencê-la.

Livros sobre DAX para quem quiser se destacar explorando mais o potencial do Power BI:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *